Monday, November 29, 2010

Thanksgiving

Quinta feira que passou foi o feriado de Thanksgiving aqui nos EUA. Sabia, pelos filmes, que era um momento em que a família se unia e agradecia. No jantar que demos para o Yance e a Elaine, falei que não sabia a história desse feriado, mas que me parecia legal a família se ajudar para agradecer.
No domingo seguinte, encontramos com eles e conhecemos a família da Elaine. Não tivemos tempo de conversar muito, mas eles foram muito simpáticos. A mãe dela, me deu dois livros de criança explicando sobre o Thanksgiving, pq a Elaine tinha falado que eu não sabia a história dessa data. Ela pediu desculpas por serem livros de crianças, mas eu achei ótimo, porque é mais simples e eu conseguiria entender em inglês. Ela não foi simpática? Adorei!


No mesmo domingo eu li os dois livrinhos e achei super legal a história. Vou contar resumidamente aqui.

"Na Inglaterra tinha um pequeno grupo de pessoas chamadas de Pilgrims (acho que não tem tradução para isso). Eles eram infelizes porque o Rei da Inglaterra não os deixava adorar a Deus da maneira deles. Com a esperança de encontrar liberdade e uma vida melhor, no outono eles empacotaram suas coisas e partir em direção ao novo mundo (América).
Mais de 100 pessoas embarcaram no navio chamado Mayflower. Depois de 66 dias eles chegaram em terra firme, num local que eles chamaram de Plymouth (nordeste dos EUA).
Sabendo que o inverno estava chegando, eles construíram uma casa comunitária onde passaram o inverno. Que foi mais rigoroso do que o da Inglaterra e por isso muitos adoeceram e morreram. Quando chegou a primavera apenas 50 tinham sobrevivido, sendo que a maioria eram crianças.
Eles estavam com medo dos índios os encontrarem, pois estariam em desvantagem frente a um combate. Um dia um índio apareceu, mas em missão de paz. Alguns dias depois, mais índios apareceram junto com o Cacique, que fez um acordo com os Pilgrims de que eles não poderiam fazer mal um ao outro, mas também iriam se ajudar. Dessa maneira um índio ensinou como caçar, pescar, plantar e colher.
Quando o outono chegou, eles celebraram a colheita deles. Eles estavam tão felizes por tudo que eles conseguiram que eles queriam celebrar. Além disso, eles sabiam que eles não teriam sobrevivido sem os índios.
Então os Pilgrims convidaram os índios e por três dias e três noites eles comeram, beberam e jogaram jogos juntos.
É para relembrar esse tempo a tantos anos atrás, as dificuldades dos Pilgrims e a ajuda salvadora dos Índios, que os americanos celebram o Thanksgiving."

Foi um resumo grande né?
Esse é um dos feriados mais tradicionais que eles tem por aqui. A comida é super típica, com Peru, milho, abóboras, ervilhas, feijões... a mesma comida que os Pilgrims comeram na época. Além disso com a família reunida, todos agradecem por algo que eles sentem felizes em terem.

Bom, eu e o Pedro estávamos viajando nesse dia para Kansas City. E isso vai ser um novo e próximo post =)

2 comments:

  1. O mundo esta precisando disso: solidariedade, amor, paz!
    Tem visto sobre o Rio ai??? Coisa de guerra...tristeza, mas infelizmente nao é so no nosso Brasil...As veze fico me perguntando o que esta acontecendo com a humanidade??? Precisamos mais de Deus no coraçao e na vida! Que bom que vcs tiverem um dia alegre nesse dia marcante nos Eua! Bom que vcs nao estao sozinhos...fiquem bem e um super beijo, estou aguardando o novo post!

    ReplyDelete
  2. Que seja sempre dia de Acoes de Gracas nos nossos coracoes.
    Por tudo que ele sempre esta fazendo nas nossas vidas.
    Amo voces...
    Angela

    ReplyDelete