Friday, March 11, 2011

Tutorial, caixa de presente

Desde que cheguei aqui e descobri a Hobby Lobby com seus lindos papéis de scrapbook, toda caixa de papelão que eu encontro, virava uma caixa aqui em casa. Guardo todos os papelões a caixas, mesmo que eu ainda não saiba o que fazer, mas ele fica guardado para quando eu tiver uma luz.
Postei algumas fotos das caixas que eu fiz e sempre alguém perguntava como que eu fazia. Hoje quando eu fui fazer uma, resolvi tirar umas fotos para esse post.

Material:
Papelão, papel para forras a caixa, régua, lápis, tesoura, estilete, fita adesiva, cola a base de água, pincel e um paninho (alguns itens não estão ai, falha minha)

Primeiro, eu estou aproveitando caixas de papelão, então não tenho muita escolha da espessura nem do tamanho, tem que ser o que tem. No Brasil quando eu fazia, eu usava um, que se eu não me engano, chama Papelão Paraná (mãe, me corrige no comentário se eu estiver errada). Outra coisa, eu estou usando papel de scrapbook, primeiro porque tem inúmeras estampas e possibilidades, segundo porque sempre consigo uma boa promoção (6 papéis por 1 dólar) e terceiro, porque os papéis de presente que tem aqui, são muito mais finos dos que eu encontrava no Brasil. Juntando tudo essa é a opção que eu tenho aqui em Wichita. Cada um se adapta no lugar que estiver.

Comece fazendo um molde da caixa. Um quadrado ou retângulo para o fundo, e as abas. Tente pensar tridimensional, para a caixa não ficar desproporcional (a rima, foi pura coincidência). Para a tampa, você deve pegar o tamanho da base e acrescentar alguns milímetros, dependendo da espessura do papelão que você está fazendo. Normalmente uns 0,3 ou 0,4cm de cada lado. Isso vai depender do papelão e também do jeito que vc vai forrar a caixa. Hoje estava fazendo uma e como forrei por dentro e por fora com o papel de scrapbook que é bem grosso, mesmo eu tendo conferido antes a caixa não fechou. Tenha certeza de calcular o tamanho certo.
Se você errou o tamanho e não encaixou, respira fundo, conta até 10 e recortar outra tampa (melhor do que o fundo porque é menor, ou seja o gasto de papelão e papel é menor). Depois você pode aproveitar a tampa que não fechou e fazer outra base (lembre de diminuir nas dimenções).

Voltando...
Depois que você desenhou as caixas e cortou, você tem que vincar a caixa, ou seja, passar o estilete até metade do papelão, marcando as abas, para elas poderem dobrar e ficar na vertical. Depois que vc vincou, confirme para ver se a tampa realmente encaixa na base (tem gente que esquece de fazer isso e fica cheia de base e tampas que não se encaixam, Oi?! Alguém falou de mim?).
Tampa e bases prontas, vincadas e conferido o tamanho.

Agora é a hora de colar o papel. Sempre que você for passar a cola para grudar o papel, lembre que tem que ser o suficiente para cobrir toda a área, mas não pode ser muito se não enrruga todo o papel. Espalhe a cola com um pincel, posicione o papel e esfregue o papel contra a superfície da caixa com um pano macio. Isso vai fazer o papel grudar sem bolhas. No meu caso, com papelão irregular, bolhas e imperfeições são comuns.

Fundo pronto. Na foto debaixo, deixei essas abas sobrando, para mostrar que tem que ser assim, para fazer um bom acabamento. Antes de fechar a caixa, cole elas para o outro lado.

Depois que você forrou a caixa por dentro. Levante as abas e prenda com fita crepe, ou durex. Faça a parte de dentro das duas caixas que vai te dar tempo de preparar antes de fazer a parte de fora que tem que ser bem acabada.
Tampa e base fechadas com durex.

Para a parte de fora você deve fazer a mesma coisa que a de dentro. Espalhar a cola, colar o papel, esfregar com cuidado para não deformar a caixa.
Quando for fazer as laterais, lembrem que para dar um bom acabamento, você deve fazer as abas sobrando iguais às da foto 4. A primeira aba você cola ela toda incluindo as laterais, a próxima você corta a rebarba bem rente a quina como na foto abaixo:


Para finalizar, o papel que sobrar para cima das laterias, devem ser medidos e cortados (normalmente faço de 1,5cm), depois coladas para dentro para ter um bom acabamento.

Prontinho:

Como o Scrapbook é pequeno, eu tive que fazer algumas emendas na caixa. Uma da para ver nessa foto (no meio da tampa). Se alguém precisar de fazer e tiver dúvida me avisa que eu explico como faz.

Elas podem servir como caixas de presente, como o próprio presente (já fiz kits de caixas para algumas amigas), como decoração e organizadores. Agora é só escolher o que você precisa e o papel!
Divirtam-se!!!

3 comments:

  1. Debinha,
    Em SP, o papelão é o Paraná.Aqui em BH, papelão cinza.
    Vc deve ficar com a mão doendo de recortar este papelão que vc aproveita das caixas.....parece bem grosso.
    Os pápeis de scrap são tão bonitos e baratos. Suas caixas estão muito lindas!
    Bjo carinhoso, mamãe

    ReplyDelete
  2. Quero uma de presente..
    Estao lindas mesmo.
    Beijoca.
    Angela.

    ReplyDelete
  3. Muito bom o tutorial, parabéns, adorei! Sempre quis saber como se faz, obrigada!!!

    Beijos,
    Talita.

    ReplyDelete