Friday, May 13, 2011

Batatas no forno


A maioria das pessoas sabe que eu não sou lá grande coisa na cozinha. Por causa disso, tenho visitado vários sites de culinária a procura de receitas que não requerem muita habilidade.

Numa dessas andanças pela net, vi uma batata palito no forno que fica crocante =).

Eu amo batata frita, mas eu não gosto de fritura, provavelmente porque eu não sei fazer. Acho muito difícil, algumas coisas tem que ser muito óleo e bem quente, outras pouco e quente e assim vai. Além disso, o chão fica engordurado e aqui não se lava cozinha (nem banheiro, sim custei para acostumar com isso), a casa fica com aquele ar de gordura, porque a cozinha é americana e normalmente não abrimos a janela. Já viu a situação que o apartamento ficaria? Voltando à batata, vi então essa receita que pode ajudar quem também não gosta ou quer variar a fritura.

  • 8 batatas
  • 1/4 de xícara de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • sal a gosto

Pré-aqueça o forno à 220 C (alto). Descasque e corte todas as batatas no formato palito. Salpique a farinha, regre com o azeite e espalhes as batatas em um tabuleiro de forma que fique apenas uma camada de batata. Coloque o sal.

Coloque o tabuleiro no forno. Quando as batatas estiverem douradas, retire e sirva imediatamente.


Na receita que eu peguei falava que ficava pronto em 1 hora, mas tomem cuidado porque a primeira vez que eu fiz elas ficaram bem moreninhas em 20 minutos. Esse foi o resultado:


Da segunda vez eu diminuí a temperatura um pouco e fiquei de olho até elas ficaram douradinhas, mais ou menos em 30 minutos, uma delícia se tivesse sido uma batata normal. Vocês acreditam que eu fui ao supermercado comprar a batata dourada (que é a mais parecida com o do Brasil) e acabei comprando um pacote de batata doce? Só descobri depois que tinha terminado a receita. Era IGUALZINHA a batata do Brasil, incluisve estava escrito batata dourada no pacote e nenhuma indicação de serem doces. Como que pode? Que raiva que eu fiquei! Comemos do mesmo jeito e ficou até gostosa, mas seria bem melhor se fossem as normais =)


Espero que vocês gostem da dica!


1 comment:

  1. Do jeito que essas batatas ficaram bonitas devem ter ficado gostosas também.
    Receita simples e prática!
    Bjo,
    mamãe

    ReplyDelete